VISITE NOSSA VINÍCOLA.CLIQUE E SAIBA COMO CHEGAR!
Nosso Terroir
Situada a mais de 1.600 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, região de clima predominante tropical de altitude que cada ano ganha mais notoriedade no mundo do Vinho, nossas videiras são cobertas em toda extensão por meio de madeira de reflorestamentos e material plástico reciclável.
Isto permite que nos verões chuvosos comuns na região, a parte vegetativa e os cachos sejam mantidos secos, diminuindo a incidência de doenças, e consequentemente, diminuindo radicalmente número de aplicações de defensivos.
A amplitude térmica com dias quentes e noites frias, influencia positivamente no acúmulo de compostos fenólicos na uva.
Conheça
as nossas
premiações
Desde 2021 quando iniciamos a participação nas mais importantes competições de vinhos, temos conquistado prêmios que atestam a qualidade dos nossos produtos.
Piquant Soléil
São Bernardo
Sf Trompete
Étoile Montante Petit Verdot
Éclat Léger
Decanter world wine awards 2024
2024
piquant sóleil
sf trompete
les nuages de noir
Sommeliers choice awards 24
2024
montês
les nuages de noir
Decanter world wine awards 2023
2023
Piquant Soléil
São Bernardo
Sf Trompete
Étoile Montante Petit Verdot
Éclat Léger
The Paris Wine Cup 2023
2023
Éclat Leger
Étoile Montante
Piquant Soléil
Sf Trompete
Sommeliers choice awards 22
2022
São bernardo
Fumé Blanche
Arcanum da Serra
The paris wine cup 2022
2022
São Bernardo
Arcanum da Serra
Fumé blanche
2010
Foi no frio inverno de 2010 na minha casa em Campos do Jordão que o Engo. Rodrigo Veraldi Ismael, excelente Gourmet /Gourmand, enquanto preparava cogumelos colhidos na nossa horta, me sugeriu pela primeira vez a ideia de fazer um plantio de uvas no quintal da minha casa. A ideia me pareceu estranha e exótica de início mas quanto mais pensava no assunto mais me entusiasmava. A semente estava plantada de forma irreversível!
2011
Na primavera de 2011 fizemos o primeiro plantio de 225 videiras Merlot, uva de minha preferência e o que seria o primeiro Vinhedo de Campos do Jordão.
O técnico Rosangelo Bento foi o responsável pelo plantio e manejo das uvas desde sua origem.
Rodrigo Veraldi já tinha seu projeto de Restaurante em desenvolvimento, o hoje bem sucedido Entre Villas em São Bento do Sapucaí.
“Em meados de agosto de 2005 iniciamos o plantio de nosso primeiro vinhedo aqui no altiplano do baú, sem saber ao certo a viabilidade … assumimos este risco e não foi em vão ! Hoje conseguimos extrair desta terra, em meio a tanta beleza natural, um terroir que se destaca por sua elegância e autenticidade! Hoje mais de 12 produtores já estão cultivando suas vinhas em nossa micro região e a tendência é que logo teremos um novo território de destaque nacional – Rodrigo Veraldi Ismael”.
Rodrigo ainda é hoje um grande parceiro e um entusiasta de nossas realizações e sempre acompanha à distancia o desenvolvimento da Vinicola Ferreira.
2012
Com a experiência do Rodrigo, obtivemos no primeiro ano resultados surpreendentes.
Videiras não produzem no primeiro ano pós plantio, mas a nossa produziu uma pequena quantidade e fizemos 18 garrafas de Vinho Merlot, capitaneados pelo Rodrigo.
Foi um processo completamente improvisado e artesanal, entretanto conseguimos fazer o nosso primeiro Vinho!
A sensação de sucesso foi muito reconfortante e a semente estava plantada de forma irreversível e seria a base para a nossa Viticultura e Vinicultura para os próximos 10 anos !
2013
Entusiasmado com os primeiros resultados resolvi aumentar a produção e comecei a procurar mais área para plantar.
A Serra da Mantiqueira que hoje é reconhecida internacionalmente como uma Região produtora de Vinhos tem características e peculiaridades únicas.
A grande amplitude térmica existente na Serra é ao mesmo tempo benéfica e impeditiva para o cultivo de uvas.
Impeditiva porque o viticultor tem que se adaptar às condições climáticas da Região.
Se não fizer vinhedo protegido com coberturas de plástico não conseguirá produzir nada.
Benéfica porque a grande amplitude térmica, ou seja, a variação da temperatura ao longo do dia, pode beneficiar o cultivo das uvas, com temperaturas mais quentes favorecendo o amadurecimento durante o dia e temperaturas mais frias à noite, permitindo que a fruta descanse.
Os principais elementos climáticos que interferem no cultivo da videira são radiação solar, temperatura, umidade relativa do ar, precipitação e velocidade do vento. Estes elementos influenciam no crescimento e no desenvolvimento da planta, na ocorrência de pragas e doenças, em suas necessidades hídricas e na produtividade e qualidade da uva.
Não é fácil encontrar áreas na Serra da Mantiqueira que tenha os requisitos acima.
Além da Topografia acidentada comum a todos as áreas da Serra, não existe terreno plano, encontrar um micro clima adequado na Região da Serra é quase como procurar agulha em palheiro.
Em 2016 encontramos o local atual da Vinícola Ferreira, entre os Municípios de Campos do Jordão SP e Piranguçú MG, que tem se demonstrado ideal para o cultivo de videiras na Serra.
2014
Ampliamos o cultivo de uvas em Campos do Jordão e plantamos 775 videiras, mais 500 mudas de Merlot e 225 mudas de Pinot Noir.
2015
Novamente fomos surpreendidos com o resultado. A Pinot produziu um vinho espetacular e a Merlot confirmou nossas expectativas, o entusiasmo só aumentou. Mas para quem deseja produzir Vinho, somente Merlot e Pinot Noir não basta, estas duas castas não podem ser utilizadas juntas em um corte e vinhos. Blends com Pinot Noir são raros e nunca um Pinot/Merlot, Um Blend exige uvas de características contrastantes e isto não tínhamos. Novamente, com a ajuda do Rodrigo, comecei a buscar uma área adequada para o plantio de uvas na Serra da Mantiqueira.
2016
Neste ano o renomado Jornalista Nelson Araújo, do Globo Rural, fez uma reportagem sobre a Serra da Mantiqueira com destaque especial para nossa então pequena iniciativa viticultora em Campos do Jordão, veja o vídeo aqui. Esta reportagem foi inspiradora e foi um marco nas atividades da Vinícola visto que despertou um enorme interesse no cultivo de uvas na região. Neste mesmo ano, após inúmeras tentativas finalmente encontramos uma área que prometia ser o local ideal para ampliação da Vinícola. Localizada ao lado Represa São Bernardo no município de Piranguçú MG, distante há apenas 9 km em linha reta do meu vinhedo original, mas pelas estradas tortuosas da Serra da Mantiqueira a 30 km de distância. Compramos a área e ainda em 2016 fizemos o plantio de Cabernet Sauvignon, Shiraz, Cabernet Franc, Petit Verdot e Sauvignon Blanc além de aumentar o plantio da Merlot e Pinot Noir. Aqui começava a se concretizar o meu desejo de fazer cortes variados e amplos de vinhos com ousadia e qualidade.
2017
O plantio de 2016 foi bem sucedido ! Logo no primeiro ano tivemos uma pequena produção e as videiras estavam robustas e viçosas. Plantamos mais 1.000 mudas da uva Marselan, um cruzamento entre Cabernet Sauvignon e Grenache Noir, feito pelos Franceses. No dia 19 de Maio de 2017 obtivemos a certificação junto ao Concelho Regional de Química da IV Região para produção de vinhos e destilados. Também neste ano contratamos os serviços da competente Engenheira Ambiental Cibele Ramos Cantuaria, que providenciou e regularizou todas as licenças ambientais da área para uso do solo, outorga de água e preservação das espécies nativas. Fizemos a abertura das estradas internas e a instalação de energia elétrica.
2018
Novamente, movido pelo entusiasmo nos resultados anteriores comprei mais uma área adjacente totalizando 64 hectares de terra dos quais apenas 16ha podem ser aproveitados para a atividade agrícola. Foi após esta aquisição que começaram a surgir os primeiros problemas de plantio. Aqui comecei a enxergar os problemas reais de uma Vinícola. Já não podia contar com a assessoria técnica do Rodrigo que tinha seus próprios projetos e não disponha de tempo para me ajudar. O ano de 2018 foi muito problemático! Plantamos muito e perdemos bastante. As 3.000 mudas de Cabernet Sauvignon e 3.000 mudas de Pinot Noir compradas da Vitácea tiveram um resultado pífio. Na Europa e na maioria dos países produtores de vinho, quando as mudas não vingam o fornecedor de mudas arca com parte ou a totalidade do prejuízo. No Brasil a situação é diferente. O fornecedor de mudas, no caso a Vitacea Brasil, quando notificada do problema se isentou de qualquer responsabilidade e imediatamente disse que a culpa foi do plantio e do manejo, embora já estivéssemos no sétimo ano consecutivo de plantios bem sucedidos com as mudas da Vitácea. Na Região da Serra Mantiqueira, a Vitácea Brasil é a única fornecedora de mudas e nossos argumentos foram em vão. Tivemos que arcar com o prejuízo e planejar novo plantio.
2019
Resolvi arrancar todas as mudas com problemas e em 2019 substituímos 3.000 mudas de Cabernet Sauvignon por 3.000 mudas de Franc e corrigimos o plantio da Pinot Noir com novas mudas. No dia 07 de agosto 2019 obtivemos o Certificado de Registro de Estabelecimento junto ao MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob o n. SP0031-3 para produção de Vinhos e Grappa (fermentado alcoólico e destilado alcoólico).
2020
A colheita de 2020 foi um claro indicador que conseguimos corrigir o rumo e acertar as colheitas. Nossa produção de 8.000 litros de vinho com cepas variadas e qualidade assegurada são um claro indicativo de que encontramos o nosso norte na produção de vinhos. Além disto, criamos nosso próprio protocolo para a produção de Blends e Varietais, que inclui 1 ano de envelhecimento em barris de carvalho para determinados vinhos, corte posterior deste vinho barricado com vinho natural do ano e clarificação e estabilização a frio para todos os vinhos. As baixas temperaturas de maio até agosto na nossa região nos permite eliminar a possível turbidez e controlar o tartarato de potássio que pode precipitar-se nas laterais dos tanques de Inox como uma espécie de crosta, assim formando o que é chamado em algumas regiões de “borra”. Todo este processo absolutamente natural, resulta em um vinho límpido, brilhante e equilibrado. Nossa expectativa para a próxima safra em 2021 é de mais ou menos 20.000 litros, podendo chegar a 40.000 litros até 2023. Durante todo este processo aprendemos diversas outras técnicas de Viticultura bem como técnicas na produção de frutas e Grappa e inventamos um produto novo.
A Grappirinha
Um blend de Amoras Negras, Physalis, Mirtilo (Blue Berry) e Framboesas. Tudo isto com a Grappa produzida na Vinícola e um toque de Lúpulo, um conservante natural, também produzido na Vinícola. Mais uma vez conseguimos criar um produto delicioso, inovador e sem nenhum componente químico.
Decanter World Wine Awards
E por último fomos brindados em setembro de 2020 com a grande notícia de uma Medalha de Prata para o nosso vinho Fumé Blanche – Sauvignon Blanc 2019 no prestigioso concurso internacional da Decanter em Londres, Inglaterra. http://awards.decanter.com/DWWA/2020 Agora em seu 17º ano, o Decanter World Wine Awards (DWWA) é a maior e mais influente competição de vinhos do mundo. Julgado pelos maiores especialistas em vinho de todo o mundo, o DWWA é confiável internacionalmente por seu rigoroso processo de julgamento, onde centenas de Juizes qualificados degustam mais de 16.500 vinhos oriundos do mundo todo.
https://www.youtube.com/watch?v=-zOqogc-keU
2021
Este foi mais um ano de muito progresso e realizações na VF. Estamos na fase final de construção da Sede com uma área total de 2.500 m². A colheita de 2021 apresentou resultados excelentes em quantidade e qualidade das uvas. Dobramos a produção obtida em 2020 e já iniciamos a diversificação de Rótulos, com o objetivo de produzirmos 11 vinhos diferentes com a Safra de 2021.
Nosso estoque atual em Julho de 2021 é de 12.000 litros de vinhos em Tanques de Inox para estabilização a frio, aproveitando as baixas temperaturas da Serra da Mantiqueira. A temperatura dos nossos Tanques, hoje com capacidade para 25.000 litros, não passa de 8 Graus centígrados, sem a necessidade de refrigeração artificial.
Nosso estoque em Barris de Carvalho Francês é de 2.475 litros de Vinho da Safra de 2020 que será usado nos Cortes (Blends) a serem feitos pela Enóloga Isabela Peregrino, Consultora da VF, a partir de Setembro de 2021.
2022
O ano da consolidação !
Após 10 anos de atividades a Vinicola Ferreira (VF) alcança a maturidade tanto na Viticultura quanto na Vinicultura. Com cerca de 40.000 videiras já plantadas e já com uma produção anual de mais de 30.000 garrafas já atingimos nossa meta de produção anual de vinhos de alta qualidade.
Já estamos providenciando o envio de rótulos para os Concursos Internacionais Decanter World Wine Awards, Paris Wine Cup e Sommeliers Choice Awards (London, Paris, San Francisco).Fazer vinhos é aprender com os erros !
Neste ano terminamos a construção da Sede, instalamos o sistema de refrigeração para os tanques de fermentação e instalamos as passarelas de Inox para acesso ao topo dos Tanques, para garantir maior segurança do pessoal de vinicultura.
Terminamos a reforma do Restaurante, que agora conta com cozinha nova e moderna, com espaço em separado para Churrasqueiras e Fogo de Chão, além de 3 fornos modernos.
O Restaurante tem 3 níveis diferentes para clientes, a área de mesas tem espaço para 80 pessoas com bastante espaço entre as mesas.
Construimos um reservatório de água com capacidade de 1.000.000 litros para garantir a continuidade da irrigação por gotejamento e da fertirrigação durantes os meses de seca extrema.
Adquirimos o Trenzinho e concluimos as trilhas para o Eno turismo. Temos mais de 6 km de estradas e trilhas internas na VF, que serão ampliadas para 10 km a partir de 2023.
A partir de Janeiro de 2023 estaremos aptos para realizar eventos de qualquer natureza e fomentar o Enoturismo guiado na VF.
Nossa meta de 1.5 kg por videira continua no Radar e esperamos alcançar esta meta a partir da Safra de 2024. Com infra estrutura moderna e totalmente implantada a VF está pronta para enfrentar os novos desafios que virão em 2023, mas sempre com foco na Viticultura e na Vinicultura para produzir vinhos de qualidade diferenciada.
2023
Neste ano adquirimos mais uma área de 40 há adjacente a nossa área atual perfazendo um total de 100 Hectares de área total da VF.
Plantamos mais mudas na área nova:
Area Data Variedade Qtd. plantas
310 22/08/2023 Alicante Bouschet (Uva) 527
311 26/08/2023 Cabernet Sauvignon (Uva) 765
312 30/08/2023 Malbec (Uva) 1,450
313 04/09/2023 Marsellan (Uva) 1,150
314 30/08/2023 Chardonnay (Uva) 190
798 12/10/2023 Alicante Bouschet (Uva) 527
799 13/10/2023 Cabernet Sauvignon (Uva) 739
Totais 4,198 Mudas
Iniciamos a construção de 11 Chalets de Luxo que serão inaugurados no Inverno de 2024 e consolidamos o salão de eventos com instalação de sistema de som e demais acessórios necessários para receber eventos de qualquer natureza com capacidade de até 400 pessoas.
A colheita de 2024 promete ser uma das melhores da história da Vinicola Ferreira, em virtude do aprimoramento das nossas práticas de manejo dos campos e tambem porque o clima está prestando uma contribuição inestimável com muito sol e pouca chuva.